segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell

 
 Depois de ler “Anexos”, fui correndo procurar os outros livros da autora publicados no Brasil. Como quero muito ler “Eleanor & Park”, deixei esse por último e li “Fangirl”, outro sobre o qual só ouvi coisas boas.
   O livro conta a história de Cath, escritora de fanfics recém-chegada à faculdade, passando por vários aspectos da vida dela, como a relação com a irmã gêmea idêntica, Wren, o pai instável, a mãe ausente, garotos, professores e provas. Alguns aspectos do livro podem parecer “mais do mesmo”, mas acho que a autora foi bastante original, principalmente na reflexão sobre as fanfics serem plágio ou não. Sobre esse assunto, vou indicar um vídeo de uma das minhas booktubers favoritas, Ariel Bissett, em que ela aborda a questão de fanfics serem literatura (vídeo em inglês).
   De imediato já bateu aquela identificação com a personagem principal, Cath. Tirando o fato de escrever fanfics, acho que somos bastante parecidas (escritoras, antissociais e com medo de mudanças). Esse laço com a personagem, as partes de romance e a colega de quarto de Cath, Reagan (melhor personagem do livro), foram o que me mantiveram lendo até o fim.
   Não sei se foi porque li pelo celular, e não o livro físico, mas senti falta de alguma coisa, e as partes das fanfics e do livro em que elas são baseadas (uma espécie de Harry Potter fictício-fictício ops) não me agradaram muito, cheguei a querer pular algumas partes direto para o próximo capítulo. Acho que foi uma coisa bem pessoal minha (ou do meu cérebro, que entrou em pane mudando a chavinha jovem adulto contemporâneo – fantasia). Mesmo assim tenho de reconhecer o trabalho muito bem feito da autora ao criar três histórias dentro de uma só.
   Uma das cenas de que eu mais gosto é a que explica os nomes das personagens principais, Cath e Wren. Talvez ela seja considerada banal no decorrer do livro, mas me fez sorrir e ficar pensando naquilo por um bom tempo.
   Mesmo que esse livro não chegue ao top 10 do ano, foi, no geral, uma leitura muito boa.


Um comentário:

  1. Assim como a outra resenha, essa ficou excelente e cumpriu aquilo que deve fazer sem cometer o que pode ser um erro ou não, mas, certamente, diminui a graça da leitura: contar coisas demais da história. Quanto a estória/história, percebe-se que essa talvez seja não tão boa quanto a anterior, principalmente a parte de fanfic, que, sendo um tema meio piegas e brega, tem de ser trabalhado com uma primazia excepcional. All in all, suas resenhas tem uma qualidade esclarecedora, no mínimo, considerável.

    ResponderExcluir